segunda-feira, 18 de abril de 2011

Força na peruca e potência no laquê!!

Nossa! O blazer que as meninas estão produzindo em aula vai virar história!

Um blazer não é uma peça simples de se fazer: Primeiramente, montamos uma telinha para prova. Depois dos possíveis ajustes, cortamos no tecido escolhido, entretelamos as partes necessárias, que normalmente são: a frente inteira, o revel, as golas de baixo e de cima e as barras da peça. Iniciamos a montagem unindo recortes, fechando pences e preparando bolsos e lapelas. Sempre entre uma costura e outra, vamos passando a peça com ferro à vapor e abrindo costuras. Preparamos a gola e encaixamos no decote!
O que virou história na fabuleuse, foram as mangas... Tirinhas e molezas a postos e fomos fazendo de tudo para a danada encaixar na cava.... uffa! Nesta útima aula, conseguimos!
Mas não pára por aí! Depois de feita toda a estrutura em tecido, cortamos o forro. E mesmo com toda a modelagem feita a partir do corpo do blazer, algumas partes nos fazem surpresa e não querem encaixar.... ai ai ai ai ai! 



E isso foi apenas um resuminho..., em  uma peça de alfaiataria existem dezenas de macetes dos quais não tenho como descrever, só fazendo o curso pra saber e vamos adquirindo mais prática conforme repetimos a montagem. Pra não esquecermos, sugiro sempre para minhas alunas que façam uma anotação com as próprias palavras, ou mesmo tirem fotografias de alguns detalhes para ajudar no momento da montagem.

De uma coisa temos certeza, esse trabalho está sendo suado! Sabemos como dar valor a uma peça pronta. Dá um trabalhão... as meninas estão quase finalizando.
Em breve mostraremos mais resultados desse trabalho cheio de detalhes.... escondidos em cada pedacinho, em cada cantinho da costura!

Força na peruca e potência no laquê para todas nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário