quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Então Fabuleuse, como vão as aulas?

Estou de volta para contar e mostrar à vocês os trabalhos que estão sendo realizados pelas alunas Fabuleuse!

A Marília voltou com a corda toda e está preparando um corset para sua filha. Seu corset está sendo feito com tricoline estampada em duas estampas diferentes: flores graúdas e flores miúdas (liberty). Ela fez um composè nos recortes, vejam como está ficando:


 Nesta imagem, o corset ainda está apenas alinhavado.

 Mais detalhes da construção deste corset:
No busto, nós não usamos bojo pronto e sim uma espuma utilizada para lingerie, da qual cortamos e costuramos com o mesmo molde, para garantir que se encaixe bem.
Já trabalhei muito com bojos prontos, porém seu uso é limitado. Normalmente temos que adaptar a modelagem, mudar seu desenho, para que se encaixe no tecido. Obviamente, bojos prontos para grandes produções são mais indicados.
Na peça da Marília, por ser única e exclusiva, foi possível trabalhar dessa forma. Ela também fez o uso de barbatanas plásticas, embora também existam barbatanas de metal. Depende do gosto e da estrutura que quer se dar à peça. No caso, uma peça de tricoline, vai bem uma barbatana leve.
Para aplicar a barbatana, foram feitos pespontos em todos os recortes, formando um túnel, onde, medimos todos os recortes e cortamos a barbatana na medida, descontando o valor da costura.

Dica: para dar acabamento às barbatanas plásticas, cortamos suas pontas arredondadas e lixamos com lixa de unha! Isso mesmo! Assim não corremos o risco da barbatana perfurar ou machucar o tecido.

Caso, queiramos fazer o corset com barbatanas, mas sem costuras aparentes, podemos nos servir de barbatanas costuráveis que serão presas na costura interna.
O corset é forrado do próprio tecido deixando o avesso limpo; e para ter mais firmeza, foi entretelado a parte interna. Podemos ver também que foi aplicado em toda a borda um babado franzido. E o seu fechamento será no centro das costas com um zíper destacável, que permite ser aparente ou escondido por uma pequena vista.


Detalhe do avesso do corset.














Agora vamos comentar da nossa aluna nova, a Mellise, estudante de moda, veio nos procurar para aperfeiçoar sua costura. Ela começou pelo curso básico, do qual sugiro fazer uma saia básica com tecido de algodão que contém elementos importantes para o aprendizado inicial, que são: fechamento de pences, aplicação de bolso, acabamento em revel e zíper comum. Ela também adquiriu conhecimento em costuras simples, com pespontos, inglesa e francesa. No início do curso, sugiro sempre tecidos firmes, para que o aluno se familiarize com a máquina.
Ela começou o curso conosco em Janeiro e agora já está com mais da metade da segunda peça montada. Nesta peça, ela está aprendendo bolso tipo jeans, bolso embutido com forro, aplicação de passantes, zíper com braguilha, entre outros. E também está fazendo o uso da máquina de overloque. Seu trabalho está rendendo bem!!


Veja detalhe do bolso embutido













A Sucita faz tanta coisa que às vezes nem dá tempo de relatar!! rs Vestidos, tops, consertos, entre outros. Cada sábado é uma novidade. 
Atualmente ela começou a modelar um blazer para ela mesma. Mas ainda não escolheu o tecido. Ao mesmo tempo, ela está almejando um vestido tubinho num composè de tecido liso com poá. Em breve veremos! Essa é nossa aluna rápida e rasteira!!

Nossa aluna Renata, estilista formada na Belas Artes, nos procurou no final do ano passado para aperfeiçoar seu conhecimentos em modelagem e costurasendo primordial para auxiliar na sua criação e desenvolvimento. Ela está fazendo conosco o curso de modelagem plana e durante esses meses ela já adquiriu conhecimentos de traçados de bases sob medida, desenvolvimento de camisas, diversos detalhes como transferência de pences, traçado de golas e mangas diversas.

Neste último sábado, a Renata desenvolveu o traçado de um blazer, contendo manga alfaiate e gola taier. Fizemos uma prévia montagem em papel para ter uma idéia da estética e caimento.
Vejam o corpo e a gola:




Após o carnaval, veremos estes e outros trabalhos finalizados das nossas alunas Fabuleuse.
Um abraço e até breve!



10 comentários:

  1. Oi Alessandra, estou fascinada com sua escola, meu sonho era que tivesse uma aqui na minha cidade, tenho muita vontade de aprender essa arte da costura, Parabéns!

    Bjo

    Karine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine! Obrigada por ter gostado do nosso trabalho! De que cidade você é? Que pena não ter algum curso por aí... O que eu puder ajudar estou à disposição... Quando vier à São Paulo, venha nos visitar OK! Estamos aqui todos os sábados! Abraço
      Alessandra

      Excluir
  2. Alessandra, você e suas alunas estão de parabéns! Criativas, caprichosas, um primor!
    Nem acredito que a Sucita sempre tão destrambelhada está costurando com tanto capricho, você é uma excelente profissional e professora!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Marisol, pelo elogio!! Nossa!! será que estou fazendo milagres? rss!! A Sucita está realmente muito caprichosa e cheia de idéias!!
      Obrigada! Abraço!

      Excluir
  3. Oi Alessandra,
    achei o seu blog numa busca por barbatanas, muito interessante! ainda não conhecia a barbatana costurável, seu resultado é o mesmo que o da plástica? a costurável é indicada por exemplo para um vestido de festa ou ela não segura?
    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Iana! Que bom que nos encontrou. Olha, a barbatana costurável também é plástica e comprada à metro; ela só é furadinha como uma telinha, por isso é permitido costurar por cima. Acredito que ela dê a mesma firmeza que a plástica comum. Você pode garantir a firmeza escolhendo pela largura da barbatana. A barbatana costurável você encontra em algumas variações de espessuras, por exemplo de 1cm ou de 1,5cm. Você as encontra na GJ, aquela loja de tecidos na rua 25 de março. Ah, e o acabamento da barbatana costurável é diferente deste que eu expliquei no post. Na costurável você pode costurar nas extremidades da barbatana um pequeno pedaço de viés de cetim, ou de algodão, para não machucar o tecido da sua peça.
      Espero sempre poder ajudar!

      Um abraço, Alessandra

      Excluir
    2. Acho que entendi Alessandra, eu já estava imaginando diferente mas fiquei curiosa pra comprar pq só testando mesmo pra ver realmente como funciona, não é?
      Obrigada pela ajuda, bom dia!

      Excluir
    3. Tenha um ótimo dia! Precisando, estamos à disposição!

      Excluir
  4. Alê, nossa assim você me mata!!!!!ai,ai,....

    ResponderExcluir