quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O trabalho do modelista

Olá pessoal, gostaria de compartilhar com todos vocês um pouco de como é trabalhar como modelista em uma confecção ou para um cliente específico.

A primeira informação que gosto de obter do cliente, é se ele tem um desenho ou uma idéia de como será seu modelo, sua coleção. Provavelmente, o cliente já fez sua pesquisa baseada no segmento em que ele trabalha e com algumas informações, já será possível trabalharmos.
No caso de uma fábrica nova, um cliente novo, o início desse projeto deve vir mais detalhado, por exemplo, com uma fichas técnica, ou uma foto bem visível do modelo.
 Uma coleção bem planejada colabora para que tenhamos um visão geral do estilo que o cliente quer propor. E abro um parênteses para dizer que nem sempre isso acontece, mas isso é uma questão a parte...rs


Na ficha técnica, deverá vir detalhado os tipos de acabamentos, tecidos e aviamentos que serão utilizados. Tudo isso ajuda a agilizar o trabalho, assim podemos produzir mais... porém, caso o cliente ou o estilista não tenha tudo detalhado ou resolvido, cabe a mim, como modelista, utilizar minha técnica e experiência  para sugerir e discutir os detalhes e possibilidades desse projeto, tornando viável a concepção.




No próximo passo, o que já devo ter em mãos, são as medidas utilizadas para a prova. Isso, posso obter através de uma modelo de prova, tabela de medidas utilizadas pelo cliente, ou  medida da própria pessoa, caso seja sob-medida.



A partir das medidas, irei desenvolver uma base ( base de blusa, base de corpo, base de calça). Só para esclarecer um pouco mais sobre as bases, elas poderão ser desenvolvidas a partir da modelagem plana (que são cálculos geométricos e resultará na forma escolhida - blusa, saia ou calça), ou também poderão ser desenvolvidas através da moulage (depois irei escrever um post falando mais sobre essa técnica).
Esta base será exclusiva para esta loja ou esse cliente.
A partir da base e de todas as técnicas da modelagem plana, será possivel fazer diversos modelos para esse mesmo cliente.


Outro passo importante, será ter uma amostra do tecido utilizado. Tendo bons conhecimentos em costura e comportamento/caimento dos tecidos, posso fazer a modelagem já imaginando o resultado.
Imaginar o resultado... bem... é algo só pode vir através experiência que vamos adquirindo com a prática da modelagem e da costura.
O aviamento que será aplicado também influencia nos acabamentos a serem realizados, portanto devemos ter em mãos uma amostra.

                

É muito importante ter uma conversa com a piloteira, antes mesmo de iniciar a modelagem pois ela poderá ajudar a planejar a montagem da peça. Sendo assim, a integração dos profissionais é primordial.



Na interpretação da base, gosto de seguir um roteiro de leitura do modelo, por exemplo: comprimento, folgas à aplicar, recortes e transferências de pences, localização de bolsos, desenho de decote e cava, e transpasse para abotoamento, caso exista. Outros detalhes como, babados, pregas, e franzidos, entram logo em seguida e por último, farei a gola e a manga a partir das medidas encontradas.




"Cada peça tem sua manga", já dizia minha professora da facul, a Zê! E ela tem razão. Não adianta querer aproveitar uma manga que já existe e querer encaixar no modelo pra ganhar tempo que não dá certo!

Lembrando que, durante todo esse processo, devemos ir pensando, planejando em como essa peça será costurada. Caso exista algum acabamento diferente, isso já deve ser combinado com a piloteira, para que depois a peça não seja montada de uma forma diferente do que nós modelistas havíamos pensado ou conforme o estilista havia solicitado. Percebe como a integração dos profissionais é essencial? Assim ninguém perde tempo e todo mundo trabalha satisfeito vendo o resultado do trabalho!
Ajustes e detalhes que mudam no modelo é bastante comum e em alguns casos, as empresas preferem fazer um teste em um tecido inferior, porém próximo do original para evitar desperdícios.  Modelagem não é forma de bolo, mas seguindo esse roteiro eu consigo chegar bem perto do que meu cliente imaginou, havendo ajustes mínimos.
Realmente a modelagem, seja ela plana ou por moulage, é uma arte. E quanto mais aprofundarmos nossos conhecimentos, mais iremos ter o prazer de encher os olhos do cliente!

domingo, 28 de agosto de 2011

Nova aquisição!

Durante as férias de Julho, a Fabuleuse Couture adquiriu uma máquina de overloque!



Agora, os trabalhos das alunas estão cada vez mais elaborados e bem acabados. Com o overloque também temos mais oportunidades de produzirmos peças em malha. Eu mesma já testei fazendo uma blusa de moletom com elastano bem básica para experimentarmos a máquina e deu tudo certo! Vamos produzir!


Novas produções das alunas da Fabuleuse!!

Esta semana minhas alunas estão desenvolvendo modelos variados como blazer, vestido, camisa e malhas. E os modelos estão dedicados às pessoas queridas da família!
Vamos ver como estão ficando as peças:

A Sandra está  preparando para sua mãe um vestido com detalhes de pregas, na próxima semana poderemos vê-lo pronto, pois ainda faltam as mangas e o decote.





O modelo abaixo é uma camisa de flanela xadrez que a Marília  fez  para sua nora  e acabou de ficar pronta. Agora só faltam os botões e caseados! Fícou ótima!
Na próxima semana ela irá começar algo novo, vamos aguardar!










E para aproveitar a animação, iniciei também a montagem de uma jaqueta de veludo cor de rosa para minha filha. Semana que vem eu mostrarei a peça finalizada. Vejam aqui detalhe do bolso:


Semana que vem vamos acompanhar as peças da Soraia e da Sucita!!
Até breve!

domingo, 29 de maio de 2011

MOULAGE TERAPIA

Nesse novo post, pretendo mostrar alguns dos meus trabalhos em andamento e que tenho feito exclusivamente por moulage.
Alguns desses trabalhos, tenho feito em casa e outros com a ajuda da minha mestre Mademoiselle Janine.
Para quem não conhece, a moulage é o trabalho de modelagem feito diretamente com o tecido sobre o manequim, também chamado de modelagem tridimensional. Essa técnica permite principalmente a descoberta de novos volumes e efeitos, e assim,  podemos 'sentir' os diferentes caimentos dos tecidos e os incríveis resultados que podemos obter com cada um desses tecidos.
Estudo de drapeado na lateral de uma saia.


Estudo de drapeado franzido para o vestido abaixo:


Vestido com drapeado franzido. Sugiro um tecido fino, com caimento fluido. Como musseline, chiffon ou crepe de chine.  E o detalhe da lateral que sustenta o drapeado, ficará lindo com um bordado.


Estudo de vestido básico em viés.


Estudo de drapeado em vestido.
O material sugerido para montar a peça final foi um tecido mais firme, como o Memory (Sta. Constância), para as pregas não despencarem.
O tecido escolhido também deixou o modelo bem jovem e moderno, apesar do drapeado lembrar muito a indumentária grega.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

MODELAGEM PLANA FABULEUSE

Olá meninas interessadas no curso de modelagem!


Estou descrevendo para vocês o conteúdo do curso de modelagem plana, lembrando que no valor está incluso o aprendizado de montagem de todas as peças feitas no curso.

Para maiores informações entrem em contato:
11-9498-5459

Local: Rua Dr. Alfredo Pujol Filho, 47 próximo a estação São Judas do metro.


Gostaria de lembra-las também, que voces estão adquirindo o conteúdo do curso, sendo assim o curso náo tem data estipulada para término,  portanto quando chegar o período de férias de fim de ano, faremos uma pausa e retornaremos.




             Conteúdo:
·         Tomada de medidas
·         Tabela de medidas
·         Base de saia
·         Nesgas aplicadas
·         Saia em panos e variações
·         Saia evasè
·         Abaixar cintura
·         Cós, revel e pala
·         Evasè
·         Modelos de saia com evasè
·         Franzido
·         Modelos de saias com franzido
·         Pregas
·         Modelos de saias com pregas
·         Tipos de godê
·         Aplicações em godê
·         Tabela auxiliar para godê
·         Base de corpo
·         Folgas para modelos
·         Estudo de pences para transferências e recortes
·         Transpasses, botões e caseados
·         Tipos de vistas
·         Tabela de tamanho dos botões
·         Base da manga
·         Punhos e carcelas
·         Modelos de mangas
·         Golas
·         Modelos de golas
·         Vestidos
·         Modelos diversos
·         Vestido em vies
·         Recorte de busto para blusas e vestidos
·         Corselet
·         Tomada de medidas para calças
·         Base de calça
·         Variações de comprimentos
·         Detalhes, bolsos, vistas e braguilhas

O material didático está incluso no curso e será entregue por módulos. 
Vocês ainda irão adquirir no ato da matrícula, uma linda Eco-Bag Fabuleuse!!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Força na peruca e potência no laquê!!

Nossa! O blazer que as meninas estão produzindo em aula vai virar história!

Um blazer não é uma peça simples de se fazer: Primeiramente, montamos uma telinha para prova. Depois dos possíveis ajustes, cortamos no tecido escolhido, entretelamos as partes necessárias, que normalmente são: a frente inteira, o revel, as golas de baixo e de cima e as barras da peça. Iniciamos a montagem unindo recortes, fechando pences e preparando bolsos e lapelas. Sempre entre uma costura e outra, vamos passando a peça com ferro à vapor e abrindo costuras. Preparamos a gola e encaixamos no decote!
O que virou história na fabuleuse, foram as mangas... Tirinhas e molezas a postos e fomos fazendo de tudo para a danada encaixar na cava.... uffa! Nesta útima aula, conseguimos!
Mas não pára por aí! Depois de feita toda a estrutura em tecido, cortamos o forro. E mesmo com toda a modelagem feita a partir do corpo do blazer, algumas partes nos fazem surpresa e não querem encaixar.... ai ai ai ai ai! 



E isso foi apenas um resuminho..., em  uma peça de alfaiataria existem dezenas de macetes dos quais não tenho como descrever, só fazendo o curso pra saber e vamos adquirindo mais prática conforme repetimos a montagem. Pra não esquecermos, sugiro sempre para minhas alunas que façam uma anotação com as próprias palavras, ou mesmo tirem fotografias de alguns detalhes para ajudar no momento da montagem.

De uma coisa temos certeza, esse trabalho está sendo suado! Sabemos como dar valor a uma peça pronta. Dá um trabalhão... as meninas estão quase finalizando.
Em breve mostraremos mais resultados desse trabalho cheio de detalhes.... escondidos em cada pedacinho, em cada cantinho da costura!

Força na peruca e potência no laquê para todas nós!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Curso de Costura I- Fabuleuse Couture

No curso de Costura I os alunos irão aprender a cortar e montar de 3 peças básicas do vesturário:
Saia Reta: costura inglesa, revel, zíper comum e fenda.
Short: bolso tipo jeans, bolso embutido, zíper com braguilha, bainha italiana, passantes.
Camisa: vista, abotoamentos, punho e gola com pé de colarinho.

Dicas de manuseio da máquina de costura, corte, entretelagem, passadoria e diversidades de tecidos, estão incluídos no aprendizado.


  • Os alunos inscritos irão adquirir de brinde, nossa eco- bag Fabuleuse.

Lista de materiais
  • 2 metros de algodão cru
  • tesoura para papel
  • tesoura para tecido
  • papel para cópia de moldes Kraft
  • linha branca ou cru
  • desmanchador de costura
  • régua de 60 cm
  • lápis, giz ou canetinha marcador de tecido
  • alfinetes finos com ou sem cabeça
  • fita métrica
  • agulha de mão
  • carretilha
Demais tecidos, entretelas e aviamentos iremos indicar no decorrer das aulas.