quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Assunto novo: Corselets

A última aula teve como tema principal a modelagem de corselet, que também pode ser chamado de corset, corpete ou espartilho.

Para a confecção destas peças, podem ser utilizados os mais diferentes tipos de tecidos, forros, entretelas, barbatanas, fitas, rendas e bordados. A escolha dependerá do modelo, gosto e claro, do poder aquisitivo de cada um.

Originalmente, esta peça era confeccionada com folhas de fibras vegetais duras e bem resistentes, utilizadas em armaduras, ou seja, tinham a finalidade de proteger o corpo e também eram utilizadas para correção de postura.

Com o passar dos tempos, tornou-se uma peça do vestuário feminino, com a finalidade de ressaltar as formas, passando por uma série de mudanças, de acordo com as tendências de moda de cada época.










O corselet abaixo eu fiz em algodão cru, como um protótipo. O próximo passo será escolher os tecidos para a produção de um modelo completo.




Muitas pessoas me perguntam como utilizar um peça como esta, que marca tanto o corpo, sem parecer vulgar?

O uso de bom senso cabe bem em todas as situações da vida e tudo também é uma questão de gosto. No entanto, os usos mais comuns desta peça são:
  • Com saias nos estilos balonê, evasê e mesmo reta
  • Calças sociais / de alfaiataria
  • Por baixo de um blazer
  • Com jeans
  • Sobre camisas ou blusas
O seu uso também depende do horário do dia e do evento / lugar a que se pretende ir. Os florais, nudes e rosados, podem ser utilizados de dia, com uma blusa ou camisa por baixo. Os de cetim em cores como preto e bordô, podem seu utilizados a noite, com uma bela saia lápis, por exemplo.

Seguem algumas imagens para mostrar alguns dos usos desta peça tão feminina:

                                                                                                     





O uso do corset é uma tendência e atté mesmo no filme Alice no País das Maravilhas de Tim Burton as rainhas branca e vermelha usaram!




É importante ressaltar que para ficar bonito o corset deverá ser feito sob medida!

Próxima aula, que será depois do feriado, vamos montar um corset. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário