segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vestidos e blusas

Durante a aula deste sábado, além de falarmos mais um pouco sobre vestidos, a partir da base trabalhamos a construção de blusas de alcinha, tomara que caia e frente única.

Para começar, vou mostrar para vocês o vestido que eu fiz, em viés:



O objetivo ao trazer o vestido pronto foi para que as alunas saibam o que fazer quando este tipo de modelo e tecido fica com o que chamamos de "bolha", ou seja, um volume não esperado / desejado e que poderá ser retirado mediante alguns ajustes no molde ou mesmo no próprio tecido, quando este permitir, é claro.

A "bolha" neste vestido que eu fiz, está concentrada na parte das costas:


Para eliminar este problema, devo abrir um pouco mais o evasê no molde e procurar efetuar um bom acabamento, com elástico, uma fita bem fininha ou silicone para dar maior suporte à peça na parte da frente, e, sobretudo, na de trás, minimizando ou mesmo eliminando a formação destas "bolhas".

A Marília trouxe o vestido tubinho que fez. Ela usou um tipo de linhão, que é um tecido mais grosso,  que proporciona um bom caimento, além de ser uma boa alternativa para usar na meia estação e mesmo no verão.



Para que tenham uma idéia da modelagem das blusas, seguem algumas imagens que fizemos durante a construção dos moldes.

Primeiro vem o traçado, que sempre deverá ser realizado de acordo com as medidas base, sejam elas padrão (tamanhos 38, 40, 42, etc) ou de acordo com a medida da pessoa / cliente, ou o que chamamos de "sob medida":


Modelagem de blusa de alcinha:


Modelagem de blusa com transpasse:


Modelagem de frente única, que poderá vir a ser uma blusa ou vestido:



Conforme podem ver, tudo começa com o papel :) e depois é que passamos para o corte dos tecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário