segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Da modelagem à venda do produto

Além de professora na área de moda, trabalho também como modelista em confecções de vestuário, especialmente feminino. Com a experiência que venho adquirindo dentro das fábricas, noto que é fundamental a participação da modelista em todas as etapas de elaboração de uma peça piloto. Em alguns casos, devemos acompanhar o produto até que este chegue às lojas ou a até que ser entregue ao cliente. É muito comum ainda existirem modelistas que não conhecem os acabamentos possíveis ou a sequência de montagem em cada peça do vestuário. De certa forma isso é muito dificil mesmo, pois esta experiência vamos adquirindo com o tempo... pois como já dizia minha professora querida, Dna Ruth, "a costura é algo infinito", somente o dia-a-dia vai nos ajudar a encontrar solução de acabamentos para cada peça.



 Quando trabalhamos com peças casuais, não precisamos nos preocupar, pois a montagem já segue um padrão, do qual as piloteiras, nossas parceiras de trabalho, já conhecem bem e não há dúvidas de como ocorre o processo de montagem. Porém, quando nós modelistas vamos interpretar um novo desenho, uma idéia, um croqui, uma foto, ou seja qual for a forma que esse novo produto será nos passado, devemos fazer essa interpretação de forma minuciosa, pensando em todos os detalhes e viabilidade de confecção desse produto, seja em larga ou pequena escala.



Embora qualidade seja um termo genérico, os acabamentos de uma determinada peça influencia de modo significativo na qualidade de um produto do vestuário. Não somente tecidos e aviamentos determinam a precificação desse produto, mas, o acabamento também está muito envolvido na qualidade. Se a peça será forrada ou não, costuras inglesas, embutidas, revel, viés, apenas overloque, pespontadas ou não, tipos de fios e linhas utilizados... enfim, todos esses detalhes influenciam na qualidade e resultado final da peça, no tempo que ela leva a para ser produzida, e consequentemente no preço.

Por isso acredito que o trabalho do modelista está ligado à esse produto desde a concepção à venda, e é importante acompanharmos. E chegando à esta conclusão, só me resta estudar, estudar e estudar!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário