sábado, 5 de novembro de 2011

Fashionary- Sketchbook

 
Olha que bacana  gente! Foi uma aluna do Ied, a Maria Carolina que me passou esta dica. 
 
Esse é um dicionário de moda que serve de suporte para o momento criativo dos desenhistas de moda. 
É uma caderneta com algumas ilustrações de modelos casuais, acessórios, botões e muitos outros detalhes. 
Também há dicas de livros que todos nós "fashionistas" devemos ler. 
 

Levá-lo sempre à mão ajudará à esboçar as idéias que vão surgindo ao longo do dia. 
Nas folhas em branco, há croquis pontilhados para desenharmos sobre eles. 
 
E também há uma linha especial com cores e estampas! 
No site eles mostram os tamanhos disponíveis e podemos escolher feminino e masculino.
Encontramos também download free dos croquis: womens, mens and kids templates.

Super bacana, acabei de adquirir os dois! 
Espero ansiosa a chegada dos meus fashionary!!
Para saber mais, acessem:
 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Da modelagem à venda do produto

Além de professora na área de moda, trabalho também como modelista em confecções de vestuário, especialmente feminino. Com a experiência que venho adquirindo dentro das fábricas, noto que é fundamental a participação da modelista em todas as etapas de elaboração de uma peça piloto. Em alguns casos, devemos acompanhar o produto até que este chegue às lojas ou a até que ser entregue ao cliente. É muito comum ainda existirem modelistas que não conhecem os acabamentos possíveis ou a sequência de montagem em cada peça do vestuário. De certa forma isso é muito dificil mesmo, pois esta experiência vamos adquirindo com o tempo... pois como já dizia minha professora querida, Dna Ruth, "a costura é algo infinito", somente o dia-a-dia vai nos ajudar a encontrar solução de acabamentos para cada peça.



 Quando trabalhamos com peças casuais, não precisamos nos preocupar, pois a montagem já segue um padrão, do qual as piloteiras, nossas parceiras de trabalho, já conhecem bem e não há dúvidas de como ocorre o processo de montagem. Porém, quando nós modelistas vamos interpretar um novo desenho, uma idéia, um croqui, uma foto, ou seja qual for a forma que esse novo produto será nos passado, devemos fazer essa interpretação de forma minuciosa, pensando em todos os detalhes e viabilidade de confecção desse produto, seja em larga ou pequena escala.



Embora qualidade seja um termo genérico, os acabamentos de uma determinada peça influencia de modo significativo na qualidade de um produto do vestuário. Não somente tecidos e aviamentos determinam a precificação desse produto, mas, o acabamento também está muito envolvido na qualidade. Se a peça será forrada ou não, costuras inglesas, embutidas, revel, viés, apenas overloque, pespontadas ou não, tipos de fios e linhas utilizados... enfim, todos esses detalhes influenciam na qualidade e resultado final da peça, no tempo que ela leva a para ser produzida, e consequentemente no preço.

Por isso acredito que o trabalho do modelista está ligado à esse produto desde a concepção à venda, e é importante acompanharmos. E chegando à esta conclusão, só me resta estudar, estudar e estudar!!!




Grandes produções das alunas Fabuleuse Couture!

Minhas queridas alunas estão a todo vapor! Cada uma delas fazendo roupas bem elaboradas, dignas de profissionais! Uauuhhh!!

A Marília virou camiseira de primeira! .... já fez tantas camisas para a filha e para a nora, que agora ela nunca mais irá esquecer como se faz uma carcela (abertura da manga)!!! Isso ela já sabe de cor, salteado e de ponta cabeça!!
Segue a foto do modelito!





E logo após as camisas, ela preparou a modelagem e o corte do vestido, também em tecido xadrez, para sua filha. E logo logo estará pronto, pois ela já montou o corpo do vestido:







A Sucita também tem feito peças bem elaboradas, e "bota" elaborado nisso! Ela fez um blazer de tafetá com elastano para sua filha e caprichou no acabamento. Na parte interna, como ela não queria uma peça forrada, ela fez os acabamentos todos " fitados". Que são tiras de viés acetinado, comprado pronto (ou não necessariamente comprado pronto), e ao invés de fazer acabamentos em overloque, ela costurou as fitas em todos os recortes da peça. Vejam na foto como fica a parte interna: super limpa, bem acabada e ainda com esse viés estampado, lindissímo! Um belo contraste com a cor do tecido. Dá até vontade de usar do lado avesso!




O caseado também foi uma escolha ímpar! Esse é um tipo de caseado usado muito em alfaiataria e se chama caseado avivado.  Poxa vejam só! Um pouco trabalhoso, mas vale a pena. Na foto está com alinhavos em volta, pra garantir que não saia do lugar durante a costura. Sua finalização do lado avesso é feita à mão. Um luxo!



Na manga, também tem seus detalhes... E vejam finalizado:





E minhas alunas continuam dedicando seu dotes de "modistas" à seus familiares:
A Soraia terminou um vestido em malha para sua irmã. O vestido tem uma pala na região do busto, tem o corpo levemente evasè e um lindo detalhe na manga franzida. As estampas que ela escolheu é de ótimo bom gosto. A pala é florida e, corpo e manga são de "petty poá", todos em azul orquídea. Uma graça!






E ela também finalizou sua camisa com duas estampas diferentes, liberty no corpo e xadrez vichy nos detalhes de gola e punho.

Parabéns a todas minhas pupilas!!


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O trabalho do modelista

Olá pessoal, gostaria de compartilhar com todos vocês um pouco de como é trabalhar como modelista em uma confecção ou para um cliente específico.

A primeira informação que gosto de obter do cliente, é se ele tem um desenho ou uma idéia de como será seu modelo, sua coleção. Provavelmente, o cliente já fez sua pesquisa baseada no segmento em que ele trabalha e com algumas informações, já será possível trabalharmos.
No caso de uma fábrica nova, um cliente novo, o início desse projeto deve vir mais detalhado, por exemplo, com uma fichas técnica, ou uma foto bem visível do modelo.
 Uma coleção bem planejada colabora para que tenhamos um visão geral do estilo que o cliente quer propor. E abro um parênteses para dizer que nem sempre isso acontece, mas isso é uma questão a parte...rs


Na ficha técnica, deverá vir detalhado os tipos de acabamentos, tecidos e aviamentos que serão utilizados. Tudo isso ajuda a agilizar o trabalho, assim podemos produzir mais... porém, caso o cliente ou o estilista não tenha tudo detalhado ou resolvido, cabe a mim, como modelista, utilizar minha técnica e experiência  para sugerir e discutir os detalhes e possibilidades desse projeto, tornando viável a concepção.




No próximo passo, o que já devo ter em mãos, são as medidas utilizadas para a prova. Isso, posso obter através de uma modelo de prova, tabela de medidas utilizadas pelo cliente, ou  medida da própria pessoa, caso seja sob-medida.



A partir das medidas, irei desenvolver uma base ( base de blusa, base de corpo, base de calça). Só para esclarecer um pouco mais sobre as bases, elas poderão ser desenvolvidas a partir da modelagem plana (que são cálculos geométricos e resultará na forma escolhida - blusa, saia ou calça), ou também poderão ser desenvolvidas através da moulage (depois irei escrever um post falando mais sobre essa técnica).
Esta base será exclusiva para esta loja ou esse cliente.
A partir da base e de todas as técnicas da modelagem plana, será possivel fazer diversos modelos para esse mesmo cliente.


Outro passo importante, será ter uma amostra do tecido utilizado. Tendo bons conhecimentos em costura e comportamento/caimento dos tecidos, posso fazer a modelagem já imaginando o resultado.
Imaginar o resultado... bem... é algo só pode vir através experiência que vamos adquirindo com a prática da modelagem e da costura.
O aviamento que será aplicado também influencia nos acabamentos a serem realizados, portanto devemos ter em mãos uma amostra.

                

É muito importante ter uma conversa com a piloteira, antes mesmo de iniciar a modelagem pois ela poderá ajudar a planejar a montagem da peça. Sendo assim, a integração dos profissionais é primordial.



Na interpretação da base, gosto de seguir um roteiro de leitura do modelo, por exemplo: comprimento, folgas à aplicar, recortes e transferências de pences, localização de bolsos, desenho de decote e cava, e transpasse para abotoamento, caso exista. Outros detalhes como, babados, pregas, e franzidos, entram logo em seguida e por último, farei a gola e a manga a partir das medidas encontradas.




"Cada peça tem sua manga", já dizia minha professora da facul, a Zê! E ela tem razão. Não adianta querer aproveitar uma manga que já existe e querer encaixar no modelo pra ganhar tempo que não dá certo!

Lembrando que, durante todo esse processo, devemos ir pensando, planejando em como essa peça será costurada. Caso exista algum acabamento diferente, isso já deve ser combinado com a piloteira, para que depois a peça não seja montada de uma forma diferente do que nós modelistas havíamos pensado ou conforme o estilista havia solicitado. Percebe como a integração dos profissionais é essencial? Assim ninguém perde tempo e todo mundo trabalha satisfeito vendo o resultado do trabalho!
Ajustes e detalhes que mudam no modelo é bastante comum e em alguns casos, as empresas preferem fazer um teste em um tecido inferior, porém próximo do original para evitar desperdícios.  Modelagem não é forma de bolo, mas seguindo esse roteiro eu consigo chegar bem perto do que meu cliente imaginou, havendo ajustes mínimos.
Realmente a modelagem, seja ela plana ou por moulage, é uma arte. E quanto mais aprofundarmos nossos conhecimentos, mais iremos ter o prazer de encher os olhos do cliente!

domingo, 28 de agosto de 2011

Nova aquisição!

Durante as férias de Julho, a Fabuleuse Couture adquiriu uma máquina de overloque!



Agora, os trabalhos das alunas estão cada vez mais elaborados e bem acabados. Com o overloque também temos mais oportunidades de produzirmos peças em malha. Eu mesma já testei fazendo uma blusa de moletom com elastano bem básica para experimentarmos a máquina e deu tudo certo! Vamos produzir!


Novas produções das alunas da Fabuleuse!!

Esta semana minhas alunas estão desenvolvendo modelos variados como blazer, vestido, camisa e malhas. E os modelos estão dedicados às pessoas queridas da família!
Vamos ver como estão ficando as peças:

A Sandra está  preparando para sua mãe um vestido com detalhes de pregas, na próxima semana poderemos vê-lo pronto, pois ainda faltam as mangas e o decote.





O modelo abaixo é uma camisa de flanela xadrez que a Marília  fez  para sua nora  e acabou de ficar pronta. Agora só faltam os botões e caseados! Fícou ótima!
Na próxima semana ela irá começar algo novo, vamos aguardar!










E para aproveitar a animação, iniciei também a montagem de uma jaqueta de veludo cor de rosa para minha filha. Semana que vem eu mostrarei a peça finalizada. Vejam aqui detalhe do bolso:


Semana que vem vamos acompanhar as peças da Soraia e da Sucita!!
Até breve!

domingo, 29 de maio de 2011

MOULAGE TERAPIA

Nesse novo post, pretendo mostrar alguns dos meus trabalhos em andamento e que tenho feito exclusivamente por moulage.
Alguns desses trabalhos, tenho feito em casa e outros com a ajuda da minha mestre Mademoiselle Janine.
Para quem não conhece, a moulage é o trabalho de modelagem feito diretamente com o tecido sobre o manequim, também chamado de modelagem tridimensional. Essa técnica permite principalmente a descoberta de novos volumes e efeitos, e assim,  podemos 'sentir' os diferentes caimentos dos tecidos e os incríveis resultados que podemos obter com cada um desses tecidos.
Estudo de drapeado na lateral de uma saia.


Estudo de drapeado franzido para o vestido abaixo:


Vestido com drapeado franzido. Sugiro um tecido fino, com caimento fluido. Como musseline, chiffon ou crepe de chine.  E o detalhe da lateral que sustenta o drapeado, ficará lindo com um bordado.


Estudo de vestido básico em viés.


Estudo de drapeado em vestido.
O material sugerido para montar a peça final foi um tecido mais firme, como o Memory (Sta. Constância), para as pregas não despencarem.
O tecido escolhido também deixou o modelo bem jovem e moderno, apesar do drapeado lembrar muito a indumentária grega.